Vamos falar sobre menstruação?

 


Hoje queremos falar com você, pessoa que menstrua e usa os tradicionais absorventes descartáveis nos seus dias de ciclo.

Já parou para pensar na quantidade de lixo que você produz durante seu ciclo menstrual? Fazendo uma média rápida, já que esse número pode variar dependendo da


intensidade e duração do seu fluxo, uma pessoa usa cerca de 15 absorventes por ciclo, o que dá mais ou menos 180 absorventes ao final de um ano.

Agora multiplicando isso pela quantidade de vezes que uma mulher pode menstruar, da puberdade até a menopausa, esse número pode ultrapassar 10 mil absorventes por pessoa, chegando a um número astronômico se pensarmos em quantas pessoas menstruam no mundo inteiro!!! 

Estima-se que no Brasil uma única pessoa descarte, em média, 3 kg de absorventes por ano.


Sabemos que nem todo o lixo vai para locais corretos, muito dele é descartado de forma inapropriada, podendo chegar aos rios e mares. E você sabe do que é feito o absorvente descartável? Basicamente de algodão e plástico, vários tipos de plásticos, que não são recicláveis, pelo menos não aqui no Brasil! 

Cada absorvente jogado no meio ambiente pode levar de 100 a 400 anos para se decompor, em função do material que é utilizado na sua fabricação. 

E quais seriam as alternativas? 


ABSORVENTES DE TECIDO:
podem durar cerca de 5 anos, e existem várias marcas, tamanhos, modelos, de acordo com o seu fluxo.

Podem ser lavados com qualquer tipo de sabão (exceto amaciante e alvejante). No Youtube vocês encontrarão diversos vídeos sobre como lavar o seu.

Quantas vezes preciso trocar durante o dia? Vai depender da quantidade de fluxo que você tem, mas, de um modo geral, 2 a 3 vezes no dia.



CALCINHAS ABSORVENTES: assim como os absorventes de pano, também são laváveis, e podem durar cerca de 5 anos, sendo fundamental sempre seguir as recomendações de uso dos fabricantes.


COLETOR MENSTRUAL: nada mais é do que um copinho de silicone hipoalergênico (ou seja, não causa alergia), que é inserido na entrada do canal vaginal e coleta o seu sangue menstrual por até 12h!  Após esse tempo, é só lavar com água e sabão neutro, e recolocá-lo. No fim do ciclo, você ferve seu coletor por alguns minutos, guarda em um local apropriado e ele estará pronto para ser utilizado na sua próxima menstruação. Podem ter uma durabilidade de 3 a 8 anos, dependendo da marca.


DISCO MENSTRUAL:  possui as mesmas vantagens e durabilidade do coletor menstrual, a diferença é onde fica posicionado. Enquanto o coletor fica na entrada do canal vaginal, o disco fica junto ao colo do útero, possibilitando relações sexuais durante o uso, o que não pode ser feito com o coletor. O tempo de uso por dia também é de até 12h!







ABSORVENTE BIODEGRADÁVEL: para quem ainda assim prefere os absorventes descartáveis, independente do motivo, existem marcas que oferecem a opção de absorventes biodegradáveis (que se decompõem em até 5 anos). Eles são feitos de algodão orgânico e sem a presença de materiais sintéticos e químicos.

Alternativa é o que não falta quando o assunto é menstruação e meio ambiente. E nem estamos falando das vantagens financeiras ou sobre a saúde do nosso corpo, o que seria assunto para um outro post, rs.

Mudar a nossa relação com o mundo começa por mudar a relação que temos com o nosso próprio corpo!

Abraços em vocês, e até a próxima!

Autora: Caroline Figueiredo (@carol_fig1408) bióloga e educadora ambiental

Fontes:

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/brasileira-joga-em-media-3-kg-de-absorvente-na-lixeira-por-ano#:~:text=Um%20deles%20%C3%A9%20o%20absorvente,aterro%20sanit%C3%A1rio%20ap%C3%B3s%20o%20descarte.&text=Por%20ano%2C%20a%20companhia%20trata,beb%C3%AA%2C%20adultos%20e%20absorventes).


http://dspace.unipampa.edu.br:8080/bitstream/riu/4529/1/A%20quebra%20de%20tabus%20sobre%20menstrua%c3%a7%c3%a3o%20e%20pr%c3%a1ticas%20sustent%c3%a1veis%20.pdf


https://www.ecycle.com.br/3989-absorvente-impactos-ambientais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesca Fantasma

Malungo indica: "Tempo Quente"

05 de Dezembro - Dia Internacional do Voluntário.