Um café por favor

 


Amo café!

Nem todo mundo gosta, mas sou um desses que toma uma grande caneca matinal para, só assim, começar o dia.


Café, para mim, é sinônimo de memórias afetivas e está presente nas minhas manhãs desde criança. 


Café puro, com leite, acompanhado de pão, de bolo ou de bolacha.


Vivia minha vida tranquilamente de bebedor de café, oscilando entre odiar o governo Bolsonaro e sua corja e rir dos memes na internet pra não enlouquecer, quando acabei passando pelos stories da Rita Von Hunty, onde ela fazia uma indicação sobre o Social Café Clube. 


Rita não fazia uma publi (tampouco eu faço agora). Curioso como sou, entrei na página indicada e me deparei com as seguintes informações na bio: “Aqui você valoriza quem produz, respeita a Natureza, paga um preço justo e toma cafés incríveis”.


Social Café Clube


Confesso que nunca tinha pensado na minha singela caneca de café como um possível lugar de discussão político-social. Afinal, o que é que meu café tem a ver com sustentabilidade, trabalho escravo, agronegócio e lucro acima de todos?

TUDO!


Meu café, e provavelmente o seu também, tem muito a ver com todas essas coisas.

Tá passada?


Outra frase que você encontra na página do Social Café Clube: “Toda escolha é política. E a nossa escolha é a de tomar um café que seja bom não só no sabor, mas no seu impacto social.”




Sugiro que você, assim como eu, passe a ouvir os episódios do Sem Açúcar — o podcast do Social Café Clube. 



Desde abril deste ano seis pensadores já participaram do podcast (dentre eles, a própria Rita Von Hunty).


A cada episódio somos presenteados com conversas que são quase como aulas de História do Brasil, Alimentação e Sustentabilidade.


Impactado fico a cada encontro que tenho com essas personalidades. Passei a seguir todas. Já ouvi mais de uma vez os episódios.


Mesmo que você não goste de café, garanto que vale muito a pena ouvir, aprender e refletir sobre os temas abordados. Nunca é apenas sobre café!


Você que também ama café vai passar a questionar suas escolhas e como uma simples xícara dessa bebida carrega tanto.


Espero que possamos todos tomar nosso cafezinho produzido pelo pequeno produtor e entender que, de fato, toda escolha que fazemos é uma escolha política, com impactos que nos afetam como sociedade.


Bom café e bom podcast!



Autor: Felipe Dias Batista é dramaturgo formado pela SP Escola de Teatro além de produtor, educador, contador de histórias, cinéfilo e aspirante a cozinheiro. Tem um gato preto chamado Brownie e adora os produtos da Malungo.


Revisão: Rafael Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesca Fantasma

Malungo indica: "Tempo Quente"

05 de Dezembro - Dia Internacional do Voluntário.