Julho sem Plástico

 


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Agora em julho começa a campanha do julho sem Plástico, e provavelmente vocês verão diversas páginas e pessoas postando a hashtag #julhosemplástico ou em inglês #plasticfreejuly.

Mas de onde será que surgiu essa campanha?

Tudo começou em 2011, quando a instituição australiana Earth Carers Waste Education criou essa campanha, pedindo para que as pessoas evitassem o uso de plásticos descartáveis durante o mês de julho. O objetivo era reduzir o impacto que esses materiais causam ao meio ambiente, além de conscientizar e fazer com que as pessoas pensassem sobre o seu próprio consumo.

O movimento ganhou uma enorme visibilidade ao redor do mundo, e atualmente eles apostam nessa conscientização tanto das pessoas como de instituições e empresas que se preocupam com a natureza.

Hoje em dia, a fundação Plastic Free July – criada pela ativista ambiental Rebecca Prince-Ruiz – tem um site onde é possível inscrever-se na campanha oficial. O site https://www.plasticfreejuly.org/ já possui mais de 326 milhões de participantes em todo o mundo, com o único objetivo: reduzir a poluição plástica.

No site você pode compartilhar suas experiências e  dar dicas, e isso acaba sendo uma forma de motivação para continuar nessa jornada.

Segundo dados da fundação, em 2018, participaram do movimento, 120 milhões de pessoas de 177 países (inscritas no desafio). Isso significa que, em média, as famílias reduziram 76 kg do lixo doméstico naquele ano, 18 kg de embalagens descartáveis e 490 milhões de quilos de resíduos plásticos foram evitados.

Como vocês já leram em outros textos, nós, brasileiros, estamos entre os 5 primeiros países que mais produzem lixo no mundo, e de todo esse lixo, apenas 3% é reciclado.

E você pode estar se perguntando, como individualmente podemos reduzir essa quantidade de plástico?

Primeiro, você não está só!

Como vimos, já são 326 milhões de pessoas na luta pela diminuição desse lixo.

Sabemos que o buraco é muito mais embaixo e envolve pessoas que estão longe do nosso alcance e totalmente despreocupadas com questões ambientais, sanitárias, sociais, vide as coisas que estamos neste país chamado Brasil.

Com a pandemia e o isolamento social, os pedidos via aplicativos aumentaram consideravelmente e, com isso, as embalagens plásticas também. E tudo bem ter aumentado, o problema é que a maioria desses aplicativos não se preocuparam com o lixo gerado.

Foi necessária uma repercussão negativa de uma dessas empresas num famoso reality show para que as embalagens plásticas fossem substituídas  por outras, biodegradáveis (embalagens de mandioca).

Mas sejamos críticos, essa empresa não se preocupa com o meio ambiente, nunca se preocupou, e só fez isso devido a uma manobra de marketing milionária, já que estavam numa emissora global, e provavelmente foi uma iniciativa pontual.

Se você abrir o app e pedir alguma coisa agora, a probabilidade de vir uma embalagem plástica descartável é imensa!

Só que essa iniciativa de um julho sem plástico pode partir de você, não precisamos esperar que influenciadores, artistas, blogueiros famosos se manifestem e postem uma hashtag.

Seja você o influenciador do seu prédio, da sua vizinhança, dos seus amigos e parentes, dê você o primeiro passo. Estamos aqui pra ajudar nessa jornada e queremos que vocês embarquem com a gente de cabeça. Durante todo o mês de julho, daremos dicas no nosso Instagram, dicas de substituições fáceis do seu dia-a-dia.

E queremos que vocês comecem com o julho sem plástico, depois passem para o agosto, depois pra um natal sem plástico, um carnaval sem plástico (saudades inclusive), para, quem sabe, chegarmos a fazer um ano inteiro sem ele!

E se já pudermos deixar a primeira dica aqui, neste mês use muito um dos 5Rs: queremos que vocês abusem do RECUSAR!

Autora: Caroline Figueiredo (@carol_fig1408) bióloga e educadora ambiental

Revisão: Rafael Silva

Fonte

https://parceirosdomar.org/julho-sem-plastico/

https://nossacausa.com/campanha-julho-sem-plastico/

https://casa.abril.com.br/sustentabilidade/julho-sem-plastico-afinal-do-que-se-trata-o-movimento/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesca Fantasma

Malungo indica: "Tempo Quente"

05 de Dezembro - Dia Internacional do Voluntário.